SINDCFC-RN DEBATE FORMAÇÃO DOS CONDUTORES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O SINDCFC-RN participou hoje (26) de Audiência Pública sobre a importância das empresas de autoescolas e a segurança do trânsito no Rio Grande do Norte, na Assembleia Legislativa, em Natal. O evento contou com a participação de membros do Detran-RN, da PRF, da Samu e da categoria de CFCs.

O debate foi proposto pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL-RN), que se mostrou temeroso com a flexibilização em demasia das regras de formação e habilitação de condutores no país. “A hipótese de possibilitar um ensino autônomo, submetendo apenas como obrigatório as avaliações junto ao Detran nos preocupa muito, especialmente quanto à segurança do trânsito”, comentou.

Em apresentação, o vice-presidente do Sindcfc-RN, Alexandre Rocha, demonstrou os números da categoria no país: “são 28.800 salas de aulas, 60 mil veículos credenciados e 112 mil empregos direitos e indiretos, com registro em carteira de trabalho”. Ainda conforme Alexandre, “já houve um aumento de 7% em morte no trânsito após a medida presidencial de retirar os radares eletrônicos de rodovias”.

Para Jácob de Oliveira, assistente técnico do Detran, não faz sentido desconstruir um modo de fazer que vem dando certo. “O CFC ensina o cidadão a ser condutor, com metodologia e correção de vícios. Não é algo à distância, sem reciprocidade e sem discussões. E essa formação qualificada é que permite analisar, discutir e perceber a diferença entre escolher fazer o certo ou o errado no trânsito”, explicou.

Ao final das discussões, o deputado Ubaldo Fernandes informou que será feito um “documento de descontentamento e reprovação às recentes leis do Congresso Nacional que enfraquecem, desmobilizam e levam as autoescolas gradativamente à extinção”, destacou. De acordo com ele, o texto será remetido aos oito deputados federais e três senadores do RN.

Brasília
O SINDCFC-RN, representado pelo presidente Eduardo Domingo, também esteve presente em Audiência Pública sobre o processo de formação de condutores no Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O evento teve a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes, do presidente da Feneauto, Magnelson Carlos, e dos diretores da PRF, Adriano Furtado, e do Denatran, Jerry Rodrigues.