DETRAN-RN INCLUI VALIDADE FACIAL NA ABERTURA DE PROCESSOS

O DETRAN-RN implantou a validação facial em todos os serviços que exigem biometria no RN. Entre os processos estão os de primeira habilitação, renovação de CNH, alterações de categoria e inclusão de atividade remunerada. De acordo com o órgão, a medida tará segurança aos procedimentos e evitará fraudes na captura de dados.

A partir do novo modelo, o usuário é submetido a uma análise computadorizada, que compara a informação fotográfica com a existente no sistema de dados do órgão, validando a veracidade da imagem avaliada. Para a devida aprovação, é preciso que o percentual de similaridade seja superior aos 93%. Caso não atinga tal resultado, a avaliação manual definirá o resultado.

“Até o momento detectamos quatro casos de similaridade abaixo do permitido pelo sistema, sendo um deles posteriormente aprovado. Os demais seguem em avaliação”, declarou Rafael Soares, gerente do Registro Nacional de Condutores do Detran. “vale ressaltar que todos os procedimentos anteriores permanecem vigentes, apenas incorporamos mais uma etapa”, frisou.