FENEAUTO CUMPRE AGENDA DE APOIO EM BRASÍLIA

A diretoria da Feneauto teve agenda cheia nos dias 11 e 12 de fevereiro em Brasília. Além do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Trânsito e Formação de Condutores, os membros da Federação realizaram a primeira assembleia de 2020 e estiveram presentes nas reuniões das Câmaras Temáticas.

Conforme solicitação de alguns Sindicatos Estaduais, foi realizada uma reunião com as Autoescolas que estavam presentes em Brasília acerca do posicionamento da entidade em relação as demandas do setor no âmbito federal.

Nesse encontro, a Feneauto expôs os projetos de lei que estão tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. São quatro PLs que ameaçam a categoria, apresentados pela Senadora Kátia Abreu (PDT-TO / PL 6485-19) e pelos deputados Lucas Gonzales (NOVO-MG / PL 5558-19), Coronel Tadeu (PSL-SP / PL 4526-19) e General Peternelli (PSL-SP / PL 3781-19).

Em contrapartida, existem dois projetos favoráveis ao segmento, propostos pelo senador Venezziano Vital (PSB-PB / PL 3040-19) e pelo deputado Abou Anni (PSL-SP / PL 2471-19), que dispões sobre a importância da devida formação dos condutores e participação dos CFCs na aprendizagem dos candidatos.

Entre as visitas políticas da delegação, os membros da Feneauto compareceram, em equipes, aos gabinetes dos senadores (as) Major Olímpio (PSL-SP), Kátia Abreu (PDT-TO), Venezziano Vital (PSB-PB), Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Maranhão (MDB-PB). Entre os deputados, reuniram-se com o presidente Rodrigo Maia e Roberto Pessoa (PSDB-CE).

Câmaras Temáticas e Denatran
Novo presidente do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, participou de audiência com a diretoria da Feneauto, para receber as boas-vindas em nome do setor, assim como para abrir diálogo com o segmento. Simultaneamente a essa agenda de reuniões, ocorreram nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Brasília (DF), as reuniões das Câmaras Temáticas.

Na Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito, o tema principal foi a Resolução Contran 730/18, onde o presidente da Feneauto, Magnelson Carlos de Souza, participou de parte da reunião. A representante do Sindicato de Santa Catarina, Maria Fernanda Brinhosa, participou ativamente da reunião.

Na Câmara Temática de Esforço Legal, um dos itens da pauta foi a consolidação das Resoluções Contran 168/04 e 358/10, prevista na Resolução Contran 778/19. Na reunião, a categoria foi representada por José Guedes Pereira, do Sindautoescola.SP.