ESPECIAL SINDCFC/RN – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ROSA HELENA SCHORLING

No mês do dia internacional da mulher, comemorado ontem (08), iniciamos nossas homenagens relembrando Rosa Helena Schorling – a primeira condutora do país a receber habilitação para carros. Essa conquista histórica ocorreu em 1932 e, no ano seguinte, em 1933, ela obteve a permissão oficial para conduzir motos – rompendo em definitivo com barreiras sociais da época.

“Rosita”, como ficou conhecida, nasceu no distrito de São Paulo de Biriricas, no Estado do Espirito Santo, e durante toda sua vida foi uma aventureira nata, apaixonada por aviões, paraquedismo, carros e motos. Falecida em 2017, aos 98 anos, terá suas conquistas sempre lembradas na formação de condutores no país.

MARY ANDERSON

A norte-americana Mary Anderson percebeu, durante viagem a Nova Iorque em 1903, que os motoristas de bondes da época precisavam abrir as janelas quando qualquer chuva começava. Empreendedora, desenvolveu um braço com ponta de borracha conectado a uma alavanca dentro dos veículos. A partir de 1916, a invenção passou a ser item obrigatório nos EUA