FENEAUTO SOLICITA RETRATAÇÃO POR ADJETIVO PEJORATIVO DE KIM KATAGUIRI AO SEGMENTO DE CFCs

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) — conhecido por movimentar assiduamente suas redes sociais — protocolou no mês de agosto o PL 4474/2020, que propõe tornar facultativa a presença em autoescolas para a obtenção da primeira habilitação. O projeto é mais um apresentado no Congresso contra o setor sem estudos técnicos ou debates com quem realmente está envolvido no segmento colocado em xeque.

Além disso, o deputado democrata, em suas redes sociais, mencionou o segmento, que parece não conhecer, de uma maneira extremamente pejorativa, se referindo aos CFCs do país como uma “máfia”. Na prática, Kim Kataguiri rotulou e ofendeu 14 mil empresas brasileiras, responsáveis por executar um serviço público delegado, que, mesmo sem apoio governamental, lutam para sobreviverem em meio ao caos financeiro da pandemia.

Em contraponto, o segmento de CFCs compreende que não se pode generalizar a classe política, uma vez que ainda existem parlamentares sérios e bem intencionados, com um discurso coerente e transparente. Repudiamos o adjetivo de ‘máfia’ atribuído a toda nossa categoria, uma vez que o termo significa organização criminosa, e, para o deputado democrata que defende a figura do “estado mínimo” aconselhamos a busca por conhecimento para remodelar a verdadeira burocracia dos processos de CNH – decorrente dos órgãos de trânsito – e a própria legislação brasileira ultrapassada, limitadora do aprimoramento dos serviços.

Ademais, enquanto federação, protocolamos ofício endereçado ao deputado Kim Kataguiri solicitando retratação pública quanto ao declarado, expondo os efeitos negativos de uma publicação deste porte. Outrossim, esperamos que o parlamentar aceite o convite para debate e acesso à conhecimento real, como as exigências desproporcionais para credenciamento de um CFC/Autoescola no país, conforme a Resolução Contran n.º 789/2020. A oportunidade para contribuir positivamente no trânsito brasileiro e, consequentemente, aos cidadãos, depende de diálogos honestos, não de ofensas injustificadas.

Feneauto e Sindcfc-RN, 16 de setembro de 2020