CONTRAN DEFINE CAMPANHAS ATÉ DEZEMBRO

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou ontem (7) a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas até dezembro de 2020. O material foi disponibilizado no Diário Oficial da União e tem como assunto principal “Perceba o risco, proteja a vida”.

Vejamos:

> Agosto
– Tema: Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil.
O uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um importante fator de prevenção de lesões. Neste mês, as campanhas educativas devem ressaltar que o uso destes equipamentos salva vidas.

> Setembro
– Tema 01: Usuários vulneráveis.
Abordem a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários, alertando que o uso de capacete pode salvar vidas.

– Tema 02: Respeito no trânsito.
Abordem a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.

> Outubro
– Tema: Ver e ser visto.
No período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

> Novembro
– Tema: Os impactos sociais dos acidentes.
Trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro), as campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente. Promoção de ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito.

> Dezembro
– Tema: Álcool e condução
(substâncias psicoativas lícitas e ilícitas).
Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Promoção de ações integradas com a fiscalização.