O portal Olhar Digital divulgou que os dados de 70 milhões de condutores brasileiros ficaram expostos na internet por um falha de segurança no sistema do Detran-RN. De acordo com o órgão, o problema está corrigido e um processo administrativo foi aberto para investigação do caso.
De acordo com o Olhar Digital, a descoberta do vazamento ocorreu por meio de denúncia de um pesquisador em segurança da informação. Segundo relato próprio, ele explorou a falha por aproximadamente três meses e conseguiu acessar informações de condutores do país inteiro, uma vez que os sistemas dos Detrans são integrados e unificados.
Segundo o pesquisador, apenas com o número do CPF era possível descobrir informações como endereço residencial completo, telefone, operadora, dados da CNH, foto, RG, data de nascimento, sexo e idade. Entre as pessoas testadas, figuras públicas como Jair Bolsonaro, Wesley Safadão, Xuxa e EIke Batista.
Ainda conforme o Olhar Digital, o pesquisador teria entrado em contato com o Denatran para notificar a falha, mas não obteve resposta. O Detran-RN investiga o caso em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança (Sesed), por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação.