SINDAUTOESCOLA.SP SE REÚNE COM DEPUTADOS CONTRA FIM DOS CFCs

O Sindautoescola.SP realizou na tarde de ontem (30/maio) uma reunião com os deputados federais Abou Anni (PSL/SP) e General Peternelli (PSL-SP) – autor do Projeto Lei nº 3781-2019, que propõe o fim dos CFCs. A iniciativa integra uma série de ações contrárias as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto.

“O que nos preocupa é maneira como isso está sendo levado para a sociedade, como se as autoescolas fossem as vilãs da história”, disse o presidente do Sindicato, Magnelson Carlos de Souza, durante a abertura do encontro.

Ainda de acordo com Magnelson, as modificações no processo de habilitação devem ser executadas por meio de um trabalho conjunto. “Queremos rever todas as etapas da formação de condutores, com benefício para o cidadão, mas precisa ser feito com todos os envolvidos, respeitando as empresas e empregos”, destacou.

No entendimento do deputado General Peternelli, a proposta – caso aprovada – aumentará a procura pelos serviços de habilitação nas Autoescolas. “O projeto [de lei] vai aumentar o número de alunos e diminuir o número de aulas na autoescola”, afirmou.

Para o deputado Abou Anni, porém, o assunto é delicado e o texto poderia ser melhorado. “Gostaria que o deputado [General Peternelli] retirasse o projeto de lei. Nós podemos construir uma proposta melhor com todas as mãos envolvidas”, enfatizou.

Durante a reunião, que teve a presença da diretoria do Sindautoescola.SP e representantes dos sindicatos dos trabalhadores de SP, também foram apresentados números do segmento. “Somos quase 14 mil autoescolas no Brasil, com mais de 112 mil empregos diretos”, lembrou Magnelson Carlos.

Ao final do encontro, o deputado General Peternelli se mostrou aberto a mudanças na proposta apresentada. “Não vou dizer que vou retirar [o projeto de lei], mas confesso que fico balançado com as declarações do deputado Abou Anni e de todos os presentes”, declarou Peternelli.

Mobilização Nacional
Em conjunto, os sindicatos estaduais e a Feneauto devem promover, nos próximos meses, uma série de ações em defesa dos direitos e interesses das Autoescolas/CFC’s no Brasil. Um ato de caráter nacional, inclusive, já está agendado, no intuito de criar uma Frente Parlamentar em defesa do setor.